O aspecto socioambiental no planejamento estratégico do agronegócio brasileiro
Resumo
Resumo : O  desenvolvimento  da  temática  socioambiental  dentro  das  organizações  pode  se  transformar   em   oportunidade   de   negócios,   contribuindo   para   a   melhoria   da   qualidade de vida dos stakeholders e para a sustentabilidade dos recursos naturais. Sendo o agronegócio o principal motor da economia brasileira, tendo relevância no suprimento mundial de alimentos este tem importante papel na demanda alimentar para  as  próximas  décadas.  Contudo,  o  setor  também  terá  de  superar  o  desafio  de  consolidar  sistemas  produtivos  mais  sustentáveis,  que  estejam  alinhados  com  a  expectativa global de um público cada vez mais exigente. Desta forma o estudo dos aspectos    ambientais    como    componentes    do    planejamento    estratégico    de    organizações do agronegócio é importante. O objetivo deste trabalho foi identificar quais  aspectos  ambientais  vem  sendo  abordados  por  uma  importante  organização  do  setor  visando  aumentar  a  sustentabilidade  nas  operações,  ressaltar  a  relevância  da  componente  ambiental  no  planejamento  organizacional  agroalimentar,  além  de  identificar  pontos  passíveis  de  melhorias  pela  introdução  de  conceitos  como  ecoeficiência  e  gestão  ambiental.  A  Bunge  é  uma  das  principais  empresas  do  agronegócio  mundial,  exercendo  influência  nas  comunidades  em  que  atua.  No  Brasil está entre as principais empresas de agronegócio, alimentos e bioenergia do país, liderando o volume de exportações entre 2006 e 2016. Pela análise de estudos prévios  e  do  Relatório  de  Sustentabilidade  mais  recente  da  companhia  (2017),  pode-se identificar a implantação de conceitos consagrados dentro do planejamento estratégico  ambiental  como  uma  política  de  sustentabilidade  bem  estruturada,  certificações,  princípios  de  ecoeficiência  e  inovação.  A  companhia  atua  visando  antever-se    às    demandas    mercadológicas    a    nível    mundial    e    buscando    a    conscientização  de  agentes  em  todos  os  níveis  da  cadeia  de  valor.  Por  meio  da  análise realizada pode-se concluir que embora a empresa seja pioneira em ações de sustentabilidade  socioambiental  perante  seus  concorrentes  ainda  existem  pontos  passíveis de melhorias, como a forma que a gestão hídrica se materializa ao longo das operações da companhia.