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    O aspecto socioambiental no planejamento estratégico do agronegócio brasileiro

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    R - E - ANA ELISA DAHER RESENDE.pdf (415.8Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Resende, Ana Elisa Daher
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O desenvolvimento da temática socioambiental dentro das organizações pode se transformar em oportunidade de negócios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos stakeholders e para a sustentabilidade dos recursos naturais. Sendo o agronegócio o principal motor da economia brasileira, tendo relevância no suprimento mundial de alimentos este tem importante papel na demanda alimentar para as próximas décadas. Contudo, o setor também terá de superar o desafio de consolidar sistemas produtivos mais sustentáveis, que estejam alinhados com a expectativa global de um público cada vez mais exigente. Desta forma o estudo dos aspectos ambientais como componentes do planejamento estratégico de organizações do agronegócio é importante. O objetivo deste trabalho foi identificar quais aspectos ambientais vem sendo abordados por uma importante organização do setor visando aumentar a sustentabilidade nas operações, ressaltar a relevância da componente ambiental no planejamento organizacional agroalimentar, além de identificar pontos passíveis de melhorias pela introdução de conceitos como ecoeficiência e gestão ambiental. A Bunge é uma das principais empresas do agronegócio mundial, exercendo influência nas comunidades em que atua. No Brasil está entre as principais empresas de agronegócio, alimentos e bioenergia do país, liderando o volume de exportações entre 2006 e 2016. Pela análise de estudos prévios e do Relatório de Sustentabilidade mais recente da companhia (2017), pode-se identificar a implantação de conceitos consagrados dentro do planejamento estratégico ambiental como uma política de sustentabilidade bem estruturada, certificações, princípios de ecoeficiência e inovação. A companhia atua visando antever-se às demandas mercadológicas a nível mundial e buscando a conscientização de agentes em todos os níveis da cadeia de valor. Por meio da análise realizada pode-se concluir que embora a empresa seja pioneira em ações de sustentabilidade socioambiental perante seus concorrentes ainda existem pontos passíveis de melhorias, como a forma que a gestão hídrica se materializa ao longo das operações da companhia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59867
    Collections
    • MBA em negócios ambientais [14]

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