Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Franciny Lieny, 1992pt_BR
dc.contributor.otherVasconcellos, Bruna Nascimento de, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherSchimalski, Marcos Beneditopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paranápt_BR
dc.date.accessioned2019-05-17T17:19:35Z
dc.date.available2019-05-17T17:19:35Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59458
dc.descriptionOrientadora : Bruna Nascimento de Vasconcellospt_BR
dc.descriptionCoorientador: Marcos Benedito Schimalskipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Gestão Florestalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste estudo foi otimizar o processo de definição do traçado de estradas florestais associado a análise hierárquica de processos integrada em ambiente GIS. O estudo foi realizado no município de Campo Belo do Sul – SC, em uma área da empresa Florestal Gateados Ltda. Os mapas temáticos foram criados a partir das variáveis que a empresa utiliza para a definição de traçados e construção de estradas florestais, sendo elas: volume de madeira, posição solar, APP (Área de preservação permanente), declividade e cobertura do solo. Para a análise hierárquica de processos (AHP) os critérios foram analisados em pares, determinando os pesos, de 1, 3, 5, 7 e 9. A partir dos pesos definidos entre as linhas e as colunas, foram criados os seguintes cenários: 1) APP e Declividade; 2) APP, declividade e posição solar; 3) APP, declividade, posição solar e volume; 4) APP, declividade, posição solar, volume e cobertura. Foram utilizadas cinco variáveis para o estabelecimento de estradas florestais, sendo: volume de madeira, posição solar, APP, declividade e cobertura do solo, obtendo-se um índice de consistência de 0,04 e razão de consistência de 3,9%. De acordo com o mapa final, o melhor local para o estabelecimento de estradas florestais se encontra mais ao norte da área, cruzando poucas áreas de APP, menor declividade, maior área de efetivo plantio, buscando um maior volume de madeira nas estradas e melhor posição solar. Sugere-se a utilização de outras variáveis para diminuir os custos de construção de estradas, como a permanência de estradas principais bem como com revestimento primário. Outra sugestão seria a utilização da ferramenta least cost path para a definição do melhor traçado de estrada.pt_BR
dc.format.extent30 f. : il. color., mapas, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstradas florestais - Planejamentopt_BR
dc.titleAnálise multicriterial para a definição do traçado de estradas florestaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples