dc.contributor.advisor | Dalla Costa, Armando João, 1955-2022 | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Thiago de Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T19:50:51Z | |
dc.date.available | 2025-01-15T19:50:51Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59151 | |
dc.description | Orientador : Armando João Dalla Costa | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação profissional ou técnica no Brasil tem um longo histórico, mas por vezes é deixada em um segundo plano. Considerando a necessidade de qualificação dos trabalhadores no Brasil, e considerando os ciclos econômicos pelos quais o país vem alternando nos últimos 30 anos e a luz da teoria neoclássica de desenvolvimento econômico, que coloca o progresso técnico como fator que justifica os ganhos de capital e trabalho no crescimento econômico, verificasse a necessidade de uma política pública séria para o sistema educacional como um todo para o Brasil, mas em especial, a necessidade de se investir e garantir no longo prazo a formação de quadros técnicos, para suprir, seja nos momentos de expansão ou retração do PIB, o desafios postos pelo mercado de trabalho. Além de considerar estes jovens que passam pela formação técnicas os pilotos para desencadearem gerações capazes de inovar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico - Brasil | pt_BR |
dc.title | Ensino técnico e o desenvolvimento econômico do Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |