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dc.contributor.advisorDalla Costa, Armando João, 1955-2022pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.creatorPinto, Thiago de Andradept_BR
dc.date.accessioned2025-01-15T19:50:51Z
dc.date.available2025-01-15T19:50:51Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59151
dc.descriptionOrientador : Armando João Dalla Costapt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação profissional ou técnica no Brasil tem um longo histórico, mas por vezes é deixada em um segundo plano. Considerando a necessidade de qualificação dos trabalhadores no Brasil, e considerando os ciclos econômicos pelos quais o país vem alternando nos últimos 30 anos e a luz da teoria neoclássica de desenvolvimento econômico, que coloca o progresso técnico como fator que justifica os ganhos de capital e trabalho no crescimento econômico, verificasse a necessidade de uma política pública séria para o sistema educacional como um todo para o Brasil, mas em especial, a necessidade de se investir e garantir no longo prazo a formação de quadros técnicos, para suprir, seja nos momentos de expansão ou retração do PIB, o desafios postos pelo mercado de trabalho. Além de considerar estes jovens que passam pela formação técnicas os pilotos para desencadearem gerações capazes de inovarpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Brasilpt_BR
dc.titleEnsino técnico e o desenvolvimento econômico do Brasilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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