dc.contributor.author | Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994- | pt_BR |
dc.contributor.other | Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T13:56:02Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T13:56:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59012 | |
dc.description | Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta investigação tem por objetivo apresentar uma proposta curricular para aprendizes de Libras como segunda língua no ensino fundamental (6º-9º ano), bem como criar uma proposta de sequência didática com enfoque teórico bilíngue para surdos (9º ano), visto que no Brasil, a implantação da disciplina de Libras no ensino regular são movimentos isolados. Para tanto, optou pela pesquisa bibliográfica que foi dividida em dois momentos 1) Apresentação da proposta curricular - selecionamos os documentos oficiais sobre a Libras e materiais existentes sobre a temática e 2) Criação de uma sequência didática bilíngue (SDB) - levantamento de materiais sobre criação de sequências didáticas para o ensino com uso de gêneros textuais-visuais. Os resultados evidenciaram que as propostas curriculares encontradas tem como predomínio o uso de gêneros textuais, no entanto com baixo uso de gêneros textuais visuais. A partir desses resultados, adaptamos uma proposta curricular com os princípios dos estudos bilíngues que vê língua com uma prática social. O segundo momento contemplou a criação de uma SDB para o 9º ano com a temática Escrita de Sinais, uma vez que permite a rememoração de todos os conteúdos apresentados funcionando como um processo de revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos. Concluímos que utilizar e criar SDB coloca o professor como protagonista do processo de ensino aprendizagem de línguas, além de promover uma flexibilidade na organização e na exposição dos conteúdos. Nesse sentido, tanto a proposta apresentada como a criação da SDB tem como finalidade tornar-se uma ferramenta de ensino disponível para os professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/daisy | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Curriculos | pt_BR |
dc.title | Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |