• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Proposta curricular e didática para o ensino de libras como segunda língua no ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusao de Curso - Rafaella Spena.pdf (668.4Kb)
    Resumo TCC - Rafaella Spena.mp4 (12.09Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Spena, Rafaella Raíssa Oliveira, 1994-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta investigação tem por objetivo apresentar uma proposta curricular para aprendizes de Libras como segunda língua no ensino fundamental (6º-9º ano), bem como criar uma proposta de sequência didática com enfoque teórico bilíngue para surdos (9º ano), visto que no Brasil, a implantação da disciplina de Libras no ensino regular são movimentos isolados. Para tanto, optou pela pesquisa bibliográfica que foi dividida em dois momentos 1) Apresentação da proposta curricular - selecionamos os documentos oficiais sobre a Libras e materiais existentes sobre a temática e 2) Criação de uma sequência didática bilíngue (SDB) - levantamento de materiais sobre criação de sequências didáticas para o ensino com uso de gêneros textuais-visuais. Os resultados evidenciaram que as propostas curriculares encontradas tem como predomínio o uso de gêneros textuais, no entanto com baixo uso de gêneros textuais visuais. A partir desses resultados, adaptamos uma proposta curricular com os princípios dos estudos bilíngues que vê língua com uma prática social. O segundo momento contemplou a criação de uma SDB para o 9º ano com a temática Escrita de Sinais, uma vez que permite a rememoração de todos os conteúdos apresentados funcionando como um processo de revisão e aperfeiçoamento dos conteúdos. Concluímos que utilizar e criar SDB coloca o professor como protagonista do processo de ensino aprendizagem de línguas, além de promover uma flexibilidade na organização e na exposição dos conteúdos. Nesse sentido, tanto a proposta apresentada como a criação da SDB tem como finalidade tornar-se uma ferramenta de ensino disponível para os professores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59012
    Collections
    • Letras Libras [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV