dc.contributor.author | Moraes, Rosane Gowacki | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Lídia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T13:41:30Z | |
dc.date.available | 2019-02-18T13:41:30Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59010 | |
dc.description | Orientadora: Lídia da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O processo de aprendizagem de línguas depende de vários fatores, dentre eles a motivação. No caso da Libras como segunda língua para ouvintes esse fato não é diferente. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo realizar uma análise com dois grupos de um curso de formação de docentes a fim de averiguar os resultados da aplicação das estratégias didáticas motivacionais ao ensino e aprendizagem de Libras como segunda língua para ouvintes, conforme sugerido por Callegari (2008). Seguindo uma metodologia de pesquisa-ação, o estudo realiza a triangulação de dados advindos de questionário, diário de bordo e planos de aulas. Os dados analisados apontam para resultados positivos quanto à aplicação das cinco estratégias no nível da língua e das seis estratégias no nível do aluno. No que tange a aplicação das estratégias que envolvem a situação de aprendizagem, os dados indicam resultados parciais em relação às que tratam do professor e às que se relacionam com o curso. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf application/daisy | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Meios de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de Libras como segunda língua para ouvintes : motivação em análise | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |