Ensino e aprendizagem de Libras como segunda língua para ouvintes : motivação em análise
Resumo
Resumo: O processo de aprendizagem de línguas depende de vários fatores, dentre eles a motivação. No caso da Libras como segunda língua para ouvintes esse fato não é diferente. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo realizar uma análise com dois grupos de um curso de formação de docentes a fim de averiguar os resultados da aplicação das estratégias didáticas motivacionais ao ensino e aprendizagem de Libras como segunda língua para ouvintes, conforme sugerido por Callegari (2008). Seguindo uma metodologia de pesquisa-ação, o estudo realiza a triangulação de dados advindos de questionário, diário de bordo e planos de aulas. Os dados analisados apontam para resultados positivos quanto à aplicação das cinco estratégias no nível da língua e das seis estratégias no nível do aluno. No que tange a aplicação das estratégias que envolvem a situação de aprendizagem, os dados indicam resultados parciais em relação às que tratam do professor e às que se relacionam com o curso.
Collections
- Letras Libras [86]