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dc.contributor.authorMelegari, Joana Bonato, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2019-03-21T15:01:21Z
dc.date.available2019-03-21T15:01:21Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58955
dc.descriptionOrientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezarpt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo tem por objetivo analisar a disciplina obrigatória de Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Curitiba. Para tanto, optou-se por uma investigação de cunho bibliográfico-documental dividida em duas etapas: 1) Seleção dos documentos oficiais que regulamentam a Libras como língua no Brasil (Lei de Nº 10.436/2002) e como uma disciplina obrigatória (Decreto de Nº 5.626/2005). 2) Levantamento dos documentos no site da universidade investigada. Para análise dos dados, realizamos duas categorias de descrição e análise: a) Grade Curricular e b) Ementa da Disciplina. Os resultados evidenciaram que dos 61 cursos ofertados pela instituição, 13 são de licenciatura. No que diz respeito à disposição da disciplina na grade curricular, observamos que não há uma padronização do período. Quanto aos resultados do ementário da disciplina, observa-se que a carga horária é de 60 horas de natureza presencial. As referências bibliográficas apontam para uma visão socioantropológica da linguagem. Dessa forma, conclui-se que: a) todos os cursos de licenciatura da UFPR seguem o artigo 3º do Decreto de Nº 5.626/2005; b) a disposição da grade curricular não incentiva os futuros docentes a terem experiências práticas com alunos surdos; c) a posição teórica apresentada vai ao encontro da perspectiva defendida pela cultura surda (bilinguismo); d) a quantidade de horas dedicadas ao ensino de uma segunda língua, sessenta horas, é insuficiente para atender um alunado surdo, bem como à ministração dos conteúdos relacionados à Cultura Surda (ensino de língua sinalizada, história e cultura).pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/daisypt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)pt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise curricular da disciplina de libras como L2 no ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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