Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorBrod, Letícia Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T18:52:46Z
dc.date.available2023-03-06T18:52:46Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58895
dc.descriptionOrientadora: Cláudia Irene de Quadros.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho objetiva estudar a relação existente entre elementos que compõem a cultura organizacional de uma empresa e, em que medida, podem influenciar a experiência e levar à satisfação do estagiário de Comunicação, figura adotada como objeto de estudo. A relevância desse assunto se manifesta tanto para a academia, quanto para o mercado, considerando que o estudante representa o futuro da profissão. Para refletir acerca destas questões, o percurso teórico caminha pelas observações sobre cultura e comunicação organizacional, especialmente a partir das discussões de Marlene Marchiori (2008) e Edgar Schein (2009), satisfação laboral, presente nos estudos de Israel Pasqualito Ramires e Valter Araújo (2017), além das principais teorias propostas por Frederick Herzberg (1959) e Douglas McGregor (1965). Para alcançar os objetivos aos quais se dispõe, a presente pesquisa adotou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, aplicação de um grupo de discussão e análise de conteúdo das amostras nele coletadas. Nos resultados, evidencia-se a necessidade de pensar os processos internos de gestão de forma mais humanizada, visto que parte expressiva dos alunos relata ter passado por situações nocivas no ambiente de trabalho. Destaca-se a importância de proporcionar um ambiente seguro e harmonioso, assegurar os processos de aprendizagem, a capacitação de gestores e o papel estratégico assumido pelo profissional de Relações Públicas nestes processospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEstudantes - Estagiáriospt_BR
dc.titleA satisfação do estagiário de comunicação na cultura organizacionalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples