Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBiavatti, Maria Leticiapt_BR
dc.contributor.otherMacedo, Valeria de Cássiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T12:00:01Z
dc.date.available2019-07-30T12:00:01Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58796
dc.descriptionOrientador : Profa. Msc. Deise Silva Vasconcelospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Conservação ambiental, alimentação saudável e consumo consciente, embora em diferentes proporções, são expressões cada vez mais comuns no cotidiano brasileiro e mundial. Conceitualmente relacionada a estes, está o produto orgânico, este que vem aparecendo significativamente no Brasil e em diversos outros países nos últimos anos. Entendendo que a tomada de decisão pela preferência de consumo por esse tipo de produto seja resultado da percepção que atores sociais, na figura de consumidores, possuem sobre produto orgânico e confiança na certificação orgânica, entre outros aspectos, considerou-se relevante investigar a presença do fator ambiental nesta percepção. Para isso, optou-se por realizar um estudo de caso, por meio da aplicação de questionário, entre membros de graduação e pós-graduação de cursos relacionados à área ambiental do meio acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná e Universidade do Vale do Itajaí. Como resultado, ainda que os atores sociais possuam conhecimento formal na área ambiental, foi observado que a maioria destes relaciona produto orgânico com ausência de agrotóxicos, fazendo ligação direta com a saúde humana, quando do consumo desses produtos, porém, nem sempre relacionando a ausência desses contaminantes à uma eficaz conservação ambiental. Como um dos potenciais fatores condicionantes dessa percepção, observou-se a falta de conhecimento sobre a definição de produto orgânico prevista na legislação orgânica brasileira, Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Considerando o sistema de produção orgânico como uma forma de gestão ambiental, assumindo que este contribuiu para a preservação dos recursos naturais e ambiente, é entendido como necessária a propagação e ampliação do conhecimento sobre esse tipo de sistema e produtos. Desta forma, esse conhecimento permitiria que as tomadas de decisão de consumo fossem coerentes com a intenção de conservação ambiental, a qual seria proporcionalmente favorável a escolha pelo produto à confiança em sua certificação orgânica.pt_BR
dc.format.extent37 p : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.titleO fator ambiental na percepção sobre produtos orgânicos e sua relação com a tomada de decisão de consumopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples