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    O fator ambiental na percepção sobre produtos orgânicos e sua relação com a tomada de decisão de consumo

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    R - E - MARIA LETICIA BIAVATTI.pdf (3.718Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Biavatti, Maria Leticia
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Conservação ambiental, alimentação saudável e consumo consciente, embora em diferentes proporções, são expressões cada vez mais comuns no cotidiano brasileiro e mundial. Conceitualmente relacionada a estes, está o produto orgânico, este que vem aparecendo significativamente no Brasil e em diversos outros países nos últimos anos. Entendendo que a tomada de decisão pela preferência de consumo por esse tipo de produto seja resultado da percepção que atores sociais, na figura de consumidores, possuem sobre produto orgânico e confiança na certificação orgânica, entre outros aspectos, considerou-se relevante investigar a presença do fator ambiental nesta percepção. Para isso, optou-se por realizar um estudo de caso, por meio da aplicação de questionário, entre membros de graduação e pós-graduação de cursos relacionados à área ambiental do meio acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paraná e Universidade do Vale do Itajaí. Como resultado, ainda que os atores sociais possuam conhecimento formal na área ambiental, foi observado que a maioria destes relaciona produto orgânico com ausência de agrotóxicos, fazendo ligação direta com a saúde humana, quando do consumo desses produtos, porém, nem sempre relacionando a ausência desses contaminantes à uma eficaz conservação ambiental. Como um dos potenciais fatores condicionantes dessa percepção, observou-se a falta de conhecimento sobre a definição de produto orgânico prevista na legislação orgânica brasileira, Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Considerando o sistema de produção orgânico como uma forma de gestão ambiental, assumindo que este contribuiu para a preservação dos recursos naturais e ambiente, é entendido como necessária a propagação e ampliação do conhecimento sobre esse tipo de sistema e produtos. Desta forma, esse conhecimento permitiria que as tomadas de decisão de consumo fossem coerentes com a intenção de conservação ambiental, a qual seria proporcionalmente favorável a escolha pelo produto à confiança em sua certificação orgânica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58796
    Collections
    • MBA em gestão ambiental [364]

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