O bem e o mal na ficção seriada : uma análise dos arquétipos de herói e vilão e sua apreensão pelo público da série Supernatural
Resumo
Esta pesquisa propõe como tema de estudo as concepções de herói e vilão na ficção seriada audiovisual, tendo como objeto de estudo a série Supernatural, exibida em 2005 pela Warner Bros e a partir de 2006 pela The CW. No Brasil, a série foi transmitida em 2006, e retransmitida em 2018 pela emissora de TV aberta SBT. A série, atualmente em sua décima quarta temporada, foi criada por Eric Kripke e narra a história dos irmãos Sam e Dean Winchester, que viajam pelos Estados Unidos investigando casos sobrenaturais e caçando monstros. O intuito desta pesquisa é compreender como os arquétipos de herói e vilão estão distribuídos na série, e como estes são percebidos pelo público que a acompanha. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi realizada a análise das temporadas 4 e 5 da série, a fim de comparar os personagens com os arquétipos propostos por Christopher Vogler (1997), assim como com a jornada do herói de Joseph Campbell (2005). Para compreender como o público entende a questão do bem e do mal na narrativa, através do herói e do vilão, foi realizada uma pesquisa juntamente com os admiradores da série, as respostas foram coletadas através de grupos específicos nas redes sociais digitais. Os resultados indicaram que a questão do herói na série está atrelada ao sacrifício e à família, assim, os entrevistados (em sua maioria) escolheram o personagem que, na opinião deles, mais se sacrificou durante a narrativa como o grande herói. Com relação ao mal na série, ficou claro que a questão religiosa interfere no julgamento do público sobre qual personagem é o grande vilão da série. Foi possível perceber, então, que os arquétipos de vilão e herói estão bem definidos, porém, os demais personagens analisados por esta pesquisa se demonstram ambíguos e utilizam-se de diversas "máscaras" no decorrer dos episódios. Esta ambiguidade foi percebida através da análise dos episódios e, é também identificada pelo público.
Collections
- Jornalismo [218]