Reconhecendo saberes : a astronomia indígena brasileira
Resumo
Resumo : Historicamente construiu-se um processo educativo fragmentado, violento e sem significação real para os estudantes que dele fazem parte, voltado a manter um status quo socialmente organizado pelas classes dominantes. Essa maneira de fazer educação é mantida até hoje, e urge a necessidade de transformá-la, para que seja um processo efetivamente preocupado com a melhoria da realidade social, que não busque apenas adequar crianças e jovens aos ideais da sociedade capitalista. Buscando um novo horizonte para meu percurso profissional e humano na Educação, tornei-me aluna do Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação (ANE), e neste trabalho apresento meus relatos e minha trajetória durante o curso, onde utilizei como tema de projeto a astronomia indígena brasileira, baseada nos estudos do professor e pesquisador Germano Bruno Afonso, e com
apoio do planetário móvel do Parque da Ciência Newton Freire Maia. A partir da ANE, tornou-se possível transformar visões, e perceber de forma diferenciada o processo escolar em vigor na sociedade atua