• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A educação formal e não formal em busca da autonomia, protagonismo e construção de novos saberes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JUCIANE ALVES DOS SANTOS.pdf (2.613Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Santos, Juciane Alves dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Minha pesquisa foi fundamentada e se deu através de observações e vivencias onde constatei que quem observa a paixão por aprender, que as crianças têm desde muito pequena, percebe que o modelo curricular tradicional de ensino educacional faz com que a escola acabe por sufocar essa vontade. Alguns anos venho trabalhando nessa linha de pensamento, tendo como objetivo focar na autonomia e protagonismo desses educandos na educação formal (como arte educadora dentro do contraturno escolar deste município) e na não formal (como coreografa voluntaria da fanfarra municipal de Matinhos). Verifiquei ao longo do meu trabalho enquanto educadora que a proposta de autonomia e protagonismo em centrar no aluno não significa dar carta branca para bagunça ou fazer por fazer, mas sim através do conhecimento do contexto que lhe é dado, orientar e direcionar em atividades que ressaltem sua autonomia sendo elas responsáveis por suas ações ou a falta dela. O protagonismo do educando deve estar centrado na eficiência do aprendizado. O estimulo à curiosidade instiga ao protagonismo. Tive plena certeza de que estava seguindo pelo caminho certo quando iniciei na ANE (Alternativas para uma nova educação) e percebi que não estava sozinha a nova educação só se dá no coletivo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58695
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [192]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV