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dc.contributor.advisorScheremeta, Marcos Teodoropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Planejamento e Controle da Segurança Públicapt_BR
dc.creatorNeumann, Danielpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-06T19:12:57Z
dc.date.available2024-06-06T19:12:57Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58617
dc.descriptionOrientador: Marcos Teodoro Scheremetapt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Planejamento e Controle em Segurança Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo principal da pesquisa foi verificar os resultados obtidos com a implantação da Patrulha Escolar no que tange ao grau de aceitabilidade do serviço prestado a comunidade bem como quanta a operacionalidade no que diz respeito a redução do índice de ocorrências. Para alcançar os resultados técnico-operacionais obtidos, descrevemos como foi a criação do Projeto Patrulha Escolar, uma das frentes de Polícia Comunitária, bem como as atividades desenvolvidas, seu "modus operandi" e demais características. Foi realizada uma explanação ao Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), tendo em vista sua importância na prevenção as drogas. No a no de 2001, com o trabalho de implantação da Polícia Comunitária em Curitiba, na Filosofia de polícia proativa, uma nova forma de atendimento e relacionamento com o cidadão foi desenvolvida para atender aos anseios da Comunidade. A Patrulha Escolar Comunitária atua primeiramente pela prevenção aproximando-se da comunidade escolar, proporcionando esclarecimentos e atuando o policial como um consultor de segurança. Foram citadas as cinco etapas do projeto, bem como sua execução e implementação. Foi citado o embasamento legal de criação e manutenção da Patrulha Escolar Comunitária. Foi abordado o uso de drogas na adolescência e aspectos da violência e criminalidade infanto-juvenil, conforme especialistas nestes assuntos. Para melhor desenvolvimento do estudo, foram realizadas entrevistas com a coordenação geral e operacional da Patrulha Escolar. Foram enviados para pais, alunos e professores questionários com dez perguntas em nove escolas estaduais da região de Curitiba. Foi feito um levantamento estatístico quanta ao índice de ocorrências nos anos de 2003, 2004 e 2005, após a implementação do Programa. Com base no material exposto, foram feitas as considerações finais, destacando os resultados obtidos no âmbito comunitáriopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPoliciais militarespt_BR
dc.titlePatrulha escolar comunitária : a presença da polícia militar nas escolas de Curitiba e seus resultadospt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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