Patrulha escolar comunitária : a presença da polícia militar nas escolas de Curitiba e seus resultados
Abstract
Resumo: O objetivo principal da pesquisa foi verificar os resultados obtidos com a implantação da Patrulha Escolar no que tange ao grau de aceitabilidade do serviço prestado a comunidade bem como quanta a operacionalidade no que diz respeito a redução do índice de ocorrências. Para alcançar os resultados técnico-operacionais obtidos, descrevemos como foi a criação do Projeto Patrulha Escolar, uma das frentes de Polícia Comunitária, bem como as atividades desenvolvidas, seu "modus operandi" e demais características. Foi realizada uma explanação ao Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD), tendo em vista sua importância na prevenção as drogas. No a no de 2001, com o trabalho de implantação da Polícia Comunitária em Curitiba, na Filosofia de polícia proativa, uma nova forma de atendimento e relacionamento com o cidadão foi desenvolvida para atender aos anseios da Comunidade. A Patrulha Escolar Comunitária atua primeiramente pela prevenção
aproximando-se da comunidade escolar, proporcionando esclarecimentos e atuando o policial como um consultor de segurança. Foram citadas as cinco etapas do projeto, bem como sua execução e implementação. Foi citado o embasamento legal de criação e manutenção da Patrulha Escolar Comunitária. Foi abordado o uso de drogas na adolescência e aspectos da violência e criminalidade infanto-juvenil, conforme especialistas nestes assuntos. Para melhor desenvolvimento do estudo, foram realizadas entrevistas com a coordenação geral e operacional da Patrulha Escolar. Foram enviados para pais, alunos e professores questionários com dez perguntas em nove escolas estaduais da região de Curitiba. Foi feito um levantamento estatístico quanta ao índice de ocorrências nos anos de 2003, 2004 e 2005, após a implementação do Programa. Com base no material exposto, foram feitas as considerações finais, destacando os resultados obtidos no âmbito comunitário