dc.contributor.advisor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Rosane Patricia, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T15:03:41Z | |
dc.date.available | 2021-11-17T15:03:41Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58370 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Valdo José Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 28 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo buscou trabalhar a formação docente inicial e continuada, com vistas à compreensão da utilização de diferentes metodologias de aprendizagem e abordagens pedagógicas na interação do grupo participante desse projeto. Tomamos como experiência para a realização deste trabalho, saídas de campo, atividades em grupo e palestras orientadas. O grupo participante deste projeto foi formado por discentes e docentes do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação (Isepe) de Guaratuba, por docentes e pedagogos da rede pública municipal de Guaratuba-PR, perfazendo um total de 29 participantes que aderiram a todas as atividades desenvolvidas nesse projeto. As abordagens teóricas, realizadas nos encontros do grupo tiveram como contextualização as alternativas para uma nova educação, pautada em diferentes experiências como o Projeto Ancora, sala de aula invertida, metodologias ativas de aprendizagens entre outras, que visam um ensino democrático priorizando a autonomia do aluno no processo de ensinoaprendizagem, sem perder de vista a necessidade de se construir um espaço escolar comprometido com o desenvolvimento humano integral, que tenha, portanto, como referência o ser humano em todas as suas dimensões existenciais e potenciais ao tempo de cada um | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (28 p.) : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Formação docente : interações entre formação inicial e continuada | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |