Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchultz, João Paulo, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherCampos, Marília Andrade Toralespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T15:23:01Z
dc.date.available2019-05-28T15:23:01Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58324
dc.descriptionOrientadora: Profª. Dra. Marília Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 21/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 92-95pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa objetiva analisar a experiência de formação com o Grupo Ambiental do Colégio Estadual Jayme Canet e discutir mecanismos que promovam a efetivação da Educação Ambiental na escola e que sirvam como importantes ferramentas nas práticas pedagógicas e, consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no âmbito da Educação Ambiental escolar. Tem como objeto de estudo o Grupo Ambiental do Colégio Estadual Jayme Canet localizado no município de Curitiba-PR. De caráter qualitativo, trata-se de uma pesquisa participante que envolveu estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A abordagem do tema gerador sobre o meio ambiente com ênfase no "consumo responsável" se deu por meio do método freireano - Círculo de Cultura - no qual, a partir do diálogo e da interação, foi analisada uma experiência de formação com os estudantes considerando os conhecimentos prévios e vivências dos mesmos. Para discutir o campo teórico-conceitual da Educação Ambiental, destacar a importância da inserção da temática ambiental no contexto escolar e caracterizar a escola como um espaço educador sustentável foram utilizados os escritos de Freire (1981), Cordani e Taioli (2000), Caride e Meira (2004), Carvalho (2004, 2005, 2012), Sauvé (2005), Oliveira e Peloggia (2005), Torales (2006), Guimarães (2007), Sorrentino (2011), Lima (2011), Loureiro (2012), Tozoni-Reis e Campos (2014), Morin (2015), Carneiro (2016), entre outros. O conceito de "experiência" foi abordado com base em Larrosa (2002) e Wautier (2003) a partir da Sociologia da Experiência de François Dubet. O método acerca dos Círculos de Cultura foi embasado em Freire (1987), Loureiro e Franco (2015) e Dickmann (2015). Para a abordagem do tema gerador utilizou-se o texto de Canclini (2006) sobre consumidores e cidadãos. Para a coleta de dados foram utilizados os questionários (diagnóstico e de avaliação do processo formativo) e os registros escritos e em áudio dos encontros com os estudantes. Os dados coletados foram analisados sob o enfoque qualitativo. Entre os resultados ressalta-se que o trabalho contínuo com o Grupo Ambiental emerge como uma possibilidade de garantir o desenvolvimento de ações ambientais no espaço escolar, garantindo um tempo e espaço para a Educação Ambiental na escola e no processo de formação dos estudantes, potencializando as suas interpretações, reflexões e ações nos seus espaços de vivência. Palavras-chave: educação ambiental, sensibilização, estudantes, grupo ambiental, consumo responsável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to analyze the training experience with the Environmental Group of the State School Jayme Canet and discuss mechanisms that promote the effectiveness of Environmental Education in school and serve as important tools in the pedagogical practices and, consequently, in the teaching and learning process of the students in the scope of the Environmental Education. It has as object of study the Environmental Group of the State School Jayme Canet, in the city of Curitiba-PR. With a qualitative character, this is a participant research that involved students from the 8th grade of the final years of the Elementary School. The approach of the generating theme on the environment with emphasis on "responsible consumption" came about through the Freire method - Circle of Culture - in which, through dialogue and interaction, a training experience was analyzed with the students considering their previous knowledge and experiences. In order to discuss the theoretical-conceptual field of the Environmental Education, highlighting the importance of inserting the environmental theme in the school context and characterizing the school as a sustainable educational space the writings of Freire (1981), Cordani and Taioli (2000), Caride and Meira (2004), Carvalho (2004, 2005, 2012), Sauvé (2005), Oliveira and Peloggia (2005), Torales (2006), Guimarães (2007), Sorrentino (2011), Lima (2011), Loureiro (2012), Tozoni-Reis and Campos (2014), Morin (2015), Carneiro (2016) were used, among others. The concept of "experience" was approached based on Larrosa (2002) and Wautier (2003) from the Sociology of the Experience by François Dubet. The method about the Circles of Culture was based on Freire (1987), Loureiro and Franco (2015) and Dickmann (2015). In order to approach the generating theme, Canclini (2006) was used about consumers and citizens. Questionnaires were used for the data collection (diagnosis and the evaluation of the formative process), and the written and audio recordings of the meetings with students. The data collected were analyzed under the qualitative approach. Among the results, it is highlighted the continuous work with the Environmental Group that emerges as a possibility to guarantee the development of environmental actions in the school space, guaranteeing time and space for the Environmental Education in school and in the process of student training, strengthening their interpretations, reflections and actions in their living spaces. Key words: environmental education, sensitization, students, environmental group, responsible consumption.pt_BR
dc.format.extent109 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleGrupo Ambiental : análise de uma experiência de formação com estudantes dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples