Jogos agroecológicos e oficinas de permacultura nas escolas : desenvolvendo alternativas para uma nova educação em escolas e comunidades de aprendizado
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Silva, Wilson Rubens Netto, 1983-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este memorial de conclusão do curso de pós-graduação em Alternativas para uma Nova Educação (ANE) - UFPR Litoral - apresenta o projeto Jogos Agroecológicos e Oficinas de Permacultura nas escolas. Os nossos objetivos são a) ensinar de forma lúdica, leve e divertida e; b) realizar atividades comprometidas com a questão ambiental, trabalhando agroecologia, permacultura e sustentabilidade nas escolas de forma multidisciplinar. As atividades que compõem o nosso projeto são diferenciadas, e englobam a produção de sementeiras, viveiros de mudas, hortas, composteiras e captação de água de chuva em escolas e espaços de aprendizado. Tais atividades são realizadas de forma produtiva e educativa, por meio de jogos e oficinas. O projeto dos Jogos Agroecológicos e Oficinas de Permacultura nas Escolas, de autoria do pesquisador, se iniciou em escolas de Belo Horizonte/MG. Ele foi elaborado e realizado de 2004 a 2010 em terras mineiras. A partir de 2010 o projeto passou a percorrer escolas e espaços educativos de ensino e aprendizagem em diversos estados do Brasil. No ano de 2017, com o ingresso do autor na pós-graduação Alternativas para uma Nova Educação (ANE), da UFPR-litoral, os Jogos Agroecológicos e Oficinas de Permacultura nas escolas foram realizados em Matinhos, no Paraná, em parceria com a Escola Estadual Prof. Tereza da Silva Ramos. Durante a realização dos Jogos tecemos trocas de conhecimentos, práticas e interação com a comunidade escolar e regional. Em nosso memorial, apresentaremos o projeto realizado em Matinhos/PR e faremos algumas considerações sobre esse trabalho.