Show simple item record

dc.contributor.advisorTizzot, Edison Luiz Almeida, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorGordiano, Évellyn Alvespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T19:43:04Z
dc.date.available2023-12-15T19:43:04Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57590
dc.descriptionOrientador : Edison Luiz Almeida Tizzotpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: as metodologias ativas de ensino, dentre elas o PBL, visam estimular o processo de aprendizagem e comprometimento dos alunos, contudo, na formação de acadêmicos de nutrição parece haver predominância do uso de metodologias tradicionais. Para verificar se neste público o PBL resulta em melhor desempenho acadêmico que a técnica tradicional foi realizada a presente revisão integrativa. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa com análise de artigos publicados entre 2008 e 2018, direcionada pela seguinte pergunta norteadora "O uso de PBL no ensino de acadêmicos de nutrição, nos últimos 10 anos, tem promovido melhor desempenho que o método tradicional de ensino?" Para tal, foi realizada pesquisa com as palavras chave ensino baseado em problemas ou PBL/ problem-based learning, associada as palavras chaves ciências da nutrição/ nutritional sciences e estudantes de nutrição/students, nutrition. Resultados e discussão: a pesquisa resultou em 110 artigos. Após processo de seleção para resposta a pergunta norteadora foram selecionados três artigos. A análise dos artigos apontou que os acadêmicos apresentaram melhor desempenho quando aplicadas metodologias ativas, ainda, foi apontada a necessidade de métodos diferenciados de avaliação para adaptação a aplicação destas metodologias. Conclusão: são necessários mais estudos na área para que se possa afirmar qual técnica de ensino resulta em melhor desempenho destes acadêmicos, contudo, o uso do PBL parece apresentar bons resultados no desempenho destes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Ensino programadopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.titlePBL na formação de acadêmicos de nutrição : uma revisão integrativa - 2008 a 2018pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record