dc.contributor.advisor | Tizzot, Edison Luiz Almeida, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Gordiano, Évellyn Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T19:43:04Z | |
dc.date.available | 2023-12-15T19:43:04Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57590 | |
dc.description | Orientador : Edison Luiz Almeida Tizzot | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Introdução: as metodologias ativas de ensino, dentre elas o PBL, visam estimular o processo de aprendizagem e comprometimento dos alunos, contudo, na formação de acadêmicos de nutrição parece haver predominância do uso de metodologias tradicionais. Para verificar se neste público o PBL resulta em melhor desempenho acadêmico que a técnica tradicional foi realizada a presente revisão integrativa. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa com análise de artigos publicados entre 2008 e 2018, direcionada pela seguinte pergunta norteadora "O uso de PBL no ensino de acadêmicos de nutrição, nos últimos 10 anos, tem promovido melhor desempenho que o método tradicional de ensino?" Para tal, foi realizada pesquisa com as palavras chave ensino baseado em problemas ou PBL/ problem-based learning, associada as palavras chaves ciências da nutrição/ nutritional sciences e estudantes de nutrição/students, nutrition. Resultados e discussão: a pesquisa resultou em 110 artigos. Após processo de seleção para resposta a pergunta norteadora foram selecionados três artigos. A análise dos artigos apontou que os acadêmicos apresentaram melhor desempenho quando aplicadas metodologias ativas, ainda, foi apontada a necessidade de métodos diferenciados de avaliação para adaptação a aplicação destas metodologias. Conclusão: são necessários mais estudos na área para que se possa afirmar qual técnica de ensino resulta em melhor desempenho destes acadêmicos, contudo, o uso do PBL parece apresentar bons resultados no desempenho destes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Ensino programado | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | PBL na formação de acadêmicos de nutrição : uma revisão integrativa - 2008 a 2018 | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |