Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorCastro, Talita Candidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T14:28:14Z
dc.date.available2022-08-31T14:28:14Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57464
dc.descriptionOrientador : Prof.ª Dr.ª Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Aborda-se as reformulações constantemente requeridas nas estratégias pedagógicas da Enfermagem em resposta à crescente introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e defende o estabelecimento de práticas avaliativas para o levantamento de indicadores e identificação do seu impacto sobre o processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: conhecer como têm sido avaliadas as estratégias educativas na Enfermagem que se utilizaram de TICs, e identificar se existem critérios de ergonomia e usabilidade nas avaliações desenvolvidas por docentes de enfermagem. Método: desenvolveu-se uma revisão integrativa que analisou 10 artigos advindos de experiências brasileiras, dentro do recorte temporal 2012 a 2017, recuperados utilizando-se os descritores "Educação em Enfermagem", "Tecnologia Educacional" e "Avaliação". Resultados: a amostra foi composta predominantemente por artigos indexados na base de dados LILACS (60%), publicados nos anos 2012 e 2015 (40% cada), com predominância da Revista da Escola de Enfermagem da USP (40%) como periódico de publicação. Os principais tipos de pesquisa identificados foram os estudos descritivos, metodológicos e estudos descritivos e exploratórios, com 20% cada. As avaliações contemplaram diversos recursos tecnológicos e foram em sua maioria realizadas por estudantes de graduação em enfermagem (60%), utilizando-se em grande parte de instrumentos estruturados. Na análise qualitativa, a partir do levantamento dos principais critérios de avaliação adotados nas experiências selecionadas, emergiram três categorias: "Ergonomia e Usabilidade"; "Conteúdo e Processo de Ensino-Aprendizagem" e "Análise Subjetiva". Conclusão: Distintas formas de aplicação e avaliação de TICs no ensino de Enfermagem foram verificadas. Identificou-se critérios de avaliação relacionados à ergonomia e usabilidade de softwares em uma parcela significativa da amostra, embora também tenham sido encontradas avaliações que objetivaram a análise da aprendizagem mediada por TICs e/ou com o suporte desse tipo de ferramenta para motivar e estimular a apreensão de conteúdo. Em geral, as avaliações analisadas atingiram seus objetivos e obtiveram achados considerados positivos. Pesquisadores também estimulam a produção de novas pesquisas na área, como forma de fomentar o uso de TICs no ensino e dimensionar o seu impacto sobre a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação medicapt_BR
dc.subjectInformação médicapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Saudept_BR
dc.titleAvaliação de tecnologias aplicadas no ensino de enfermagem : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples