dc.contributor.advisor | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Talita Candida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T14:28:14Z | |
dc.date.available | 2022-08-31T14:28:14Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57464 | |
dc.description | Orientador : Prof.ª Dr.ª Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Aborda-se as reformulações constantemente requeridas nas estratégias pedagógicas da Enfermagem em resposta à crescente introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e defende o estabelecimento de práticas avaliativas para o levantamento de indicadores e identificação do seu impacto sobre o processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: conhecer como têm sido avaliadas as estratégias educativas na Enfermagem que se utilizaram de TICs, e identificar se existem critérios de ergonomia e usabilidade nas avaliações desenvolvidas por docentes de enfermagem. Método: desenvolveu-se uma revisão integrativa que analisou 10 artigos advindos de experiências brasileiras, dentro do recorte temporal 2012 a 2017, recuperados utilizando-se os descritores "Educação em Enfermagem", "Tecnologia Educacional" e "Avaliação". Resultados: a amostra foi composta predominantemente por artigos indexados na base de dados LILACS (60%), publicados nos anos 2012 e 2015 (40% cada), com predominância da Revista da Escola de Enfermagem da USP (40%) como periódico de publicação. Os principais tipos de pesquisa identificados foram os estudos descritivos, metodológicos e estudos descritivos e exploratórios, com 20% cada. As avaliações contemplaram diversos recursos tecnológicos e foram em sua maioria realizadas por estudantes de graduação em enfermagem (60%), utilizando-se em grande parte de instrumentos estruturados. Na análise qualitativa, a partir do levantamento dos principais critérios de avaliação adotados nas experiências selecionadas, emergiram três categorias: "Ergonomia e Usabilidade"; "Conteúdo e Processo de Ensino-Aprendizagem" e "Análise Subjetiva". Conclusão: Distintas formas de aplicação e avaliação de TICs no ensino de Enfermagem foram verificadas. Identificou-se critérios de avaliação relacionados à ergonomia e usabilidade de softwares em uma parcela significativa da amostra, embora também tenham sido encontradas avaliações que objetivaram a análise da aprendizagem mediada por TICs e/ou com o suporte desse tipo de ferramenta para motivar e estimular a apreensão de conteúdo. Em geral, as avaliações analisadas atingiram seus objetivos e obtiveram achados considerados positivos. Pesquisadores também estimulam a produção de novas pesquisas na área, como forma de fomentar o uso de TICs no ensino e dimensionar o seu impacto sobre a aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação medica | pt_BR |
dc.subject | Informação médica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação - Saude | pt_BR |
dc.title | Avaliação de tecnologias aplicadas no ensino de enfermagem : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |