Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBertolini, João Luis da Silva, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T12:06:48Z
dc.date.available2018-11-20T12:06:48Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57389
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.229-241pt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho tem como objeto a análise de narrativas sobre o Islã, presentes em manuais didáticos brasileiros e portugueses, tendo como foco a função de mediação que os manuais têm, nas relações entre a cultura escolar (FORQUIN,1993) e a cultura histórica (RÜSEN, 2012). Partiu-se do pressuposto de que a aprendizagem histórica e, portanto, o ensino da história, tomam como referência a formação da consciência histórica, constituindo das articulações entre os conceitos substantivos - no caso, o conteúdo acerca do Islã; e os conceitos epistemológicos, exemplificados na e pela construção da narrativa histórica. A partir desta articulação, pode-se apreende os manuais como uma das referências principais para o desenvolvimento das competências de atribuição de sentidos na e pela narrativa histórica. Estes pressupostos nortearam a pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho documental. Foram analisados um manual brasileiro e um manual português, bem como as suas inserções no contexto das políticas educacionais dos dois países, apreendidas a partir da análise da legislação pertinente ao uso e avaliação dos manuais didáticos. Elementos da Grounded Theory foram utilizados para categorizar os resultados, tendo como norte o escopo teórico adotado. A análise dos resultados permitiu concluir, principalmente, a ausência do Islã como um tema relevante a ser tomado como critério de avaliação. Ademais, observou-se a despersonalização da narrativa sobre o Islã, caracterizada pela forma como ela aparece nos manuais, que põe em contraponto as perspectivas de uma didática da história mais focada na transposição didática (CHEVALARD, 2000) e aquela focada na teoria da didática que tem como especificidade a referência à matriz da Didática da História e o paradigma narrativístico de Jörn Rüsen. Tais resultados sugerem que, assim como o tema do Islã, considerado como um tema controverso da história, pelas suas repercussões no mundo contemporâneo, outros temas controversos da história nacional e/ou universal, apresentam-se como complexos de serem trabalhados ou mesmo podem ser excluídos do ensino e aprendizagem da história se não forem considerados em sua contribuição para o desenvolvimento da competência narrativa de atribuição de sentidos. Palavras-Chave: Narrativa histórica; manuais didáticos; educação histórica; aprendizagem histórica; cultura histórica e cultura escolar; didática da história.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this work is to analyze narratives about Islam, present in Brazilian and Portuguese textbooks, focusing on the mediation function of manuals in the relations between school culture (FORQUIN, 1993) and historical culture (RÜSEN, 2012). It was based on the assumption that historical learning, and therefore the history teaching, take as a reference the formation of historical consciousness, constituting the articulations between substantive concepts - in this case, the content about Islam; and epistemological concepts, exemplified in and by the construction of historical narrative. From this articulation, the textbooks can be perceived as one of the main references for the development of the competences of attribution of meanings in and by the historical narrative. These assumptions guided the research of a qualitative and documentary nature. A Brazilian textbook and a Portuguese one were analyzed, as well as their insertions in the context of the educational policies of the two countries, seized from the analysis of the legislation pertinent to the use and evaluation of textbooks. Elements of the Grounded Theory were used to categorize the results, taking as approach its theoretical scope. The analysis of the results allowed to conclude, mainly, the absence of Islam as a relevant subject to be taken as evaluation criterion. In addition, we observed the depersonalization of the narrative about Islam, characterized by the way it appears in the textbooks, which opposes the perspectives of a didactics of history more focused on didactic transposition (CHEVALARD, 2000) and that focused on didactic theory which has as its specificity the reference to the Jörn Rüsen's Didactics of History matrix and the narrative paradigm. Such results suggest that, like the theme of Islam, which is considered a controversial theme of history, due to its repercussions in the contemporary world, other controversial themes of national and / or universal history are presented as complex to be worked on or even can be excluded from the teaching and learning of history if they are not considered in their contribution to the development of the narrative competence of attribution of meanings. Keywords: Historical narrative; textbooks; history education; historical learning; historical culture and school culture; didactics of history.pt_BR
dc.format.extent241 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIslamismo - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleManuais didáticos e as medições entre cultura histórica e cultura escolar : o caso da narrativa sobre o Islã em manuais didáticos brasileiros e portuguesespt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples