dc.contributor.advisor | Bolognesi, Bruno, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.author | Menezes, Amanda | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T21:29:50Z | |
dc.date.available | 2019-03-13T21:29:50Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57063 | |
dc.description | Orientador : Bruno Bolognesi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tem como tema principal o financiamento de campanhas
eleitorais no Brasil, um assunto de grande importância para compreender o
funcionamento da democracia no país. Nas últimas décadas, um aspecto em
especial tem despertado a atenção de estudiosos no tema: o financiamento
empresarial e as consequências que isso gera no sistema eleitoral e político do país,
com casos de corrupção e ocupação de cargos públicos sem critérios técnicos.
Outra questão importante é a relação entre o financiamento eleitoral e o
desempenho de candidatos, ou seja, em que medida o dinheiro pode influenciar o
sucesso eleitoral? O dinheiro influencia da mesma maneira todas as candidaturas?
Em setembro de 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela proibição de
doações empresariais nas campanhas eleitorais, mudando profundamente o
processo de financiamento da política no país. A decisão repercutiu muito
rapidamente no meio político, que já tem buscado alternativas para cobrir os
crescentes custos com as campanhas eleitorais, cada dia mais profissionalizadas.
Palavras-chave: Financiamento eleitoral. Financiamento empresarial.
Campanha eleitoral. Eleições. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Campanha eleitoral - Financiamento | pt_BR |
dc.subject | Eleições - Brasil - Desempenho | pt_BR |
dc.title | Financiamento de campanha no Brasil : a proibição de doações empresariais a partir das eleições de 2016 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |