Financiamento de campanha no Brasil : a proibição de doações empresariais a partir das eleições de 2016
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como tema principal o financiamento de campanhas
eleitorais no Brasil, um assunto de grande importância para compreender o
funcionamento da democracia no país. Nas últimas décadas, um aspecto em
especial tem despertado a atenção de estudiosos no tema: o financiamento
empresarial e as consequências que isso gera no sistema eleitoral e político do país,
com casos de corrupção e ocupação de cargos públicos sem critérios técnicos.
Outra questão importante é a relação entre o financiamento eleitoral e o
desempenho de candidatos, ou seja, em que medida o dinheiro pode influenciar o
sucesso eleitoral? O dinheiro influencia da mesma maneira todas as candidaturas?
Em setembro de 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela proibição de
doações empresariais nas campanhas eleitorais, mudando profundamente o
processo de financiamento da política no país. A decisão repercutiu muito
rapidamente no meio político, que já tem buscado alternativas para cobrir os
crescentes custos com as campanhas eleitorais, cada dia mais profissionalizadas.
Palavras-chave: Financiamento eleitoral. Financiamento empresarial.
Campanha eleitoral. Eleições.
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