dc.contributor.advisor | Medeiros, Rondinelly Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Rogério da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-18T12:26:57Z | |
dc.date.available | 2022-01-18T12:26:57Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56997 | |
dc.description | Orientador: Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 30-32 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma proposta de abordagem do tema da finitude humana no Ensino Médio, na disciplina de filosofia. Pressupomos que os jovens não tem se dado conta da própria finitude, vivendo, por isso, uma vida desregrada. Tanto teístas quanto ateístas, ante a finitude, possuem semelhanças em alguns conceitos no que tange a consciência da realidade mortal, ambos os grupos procuram viver uma vida virtuosa. Por causa da procura de viver prazeres intensos, muitos jovens buscam alento nos vícios e quando não o encontram se deparam com angústia e desespero, o que, em casos extremos, tem levado ao suicídio. Sugerimos que inserir uma reflexão filosófica a respeito do tema finitude pode transformar o discente em sua relação consigo mesmo e com o mundo, como cidadão ético e autêntico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (32 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Finitude humana como tema na disciplina de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |