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dc.contributor.advisorMiranda, Luiz Felipe Sigwalt dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Pereira de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T10:59:56Z
dc.date.available2021-06-09T10:59:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56990
dc.descriptionOrientador: Prof. Msc. Luiz Felipe Sigwalt de Mirandapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados para ambiente industrial e tecnológico e o ensino da filosofia não é contemplado nos projetos políticos pedagógico, planos de ensino, currículos, diretrizes e manuais dos cursos técnicos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação do Paraná. A filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio a partir da promulgação da lei 11.684/2008. Segundo Brasil (2008, p.1) a Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, na qual a educação profissional faz parte. Com a promulgação do PNE - Plano Nacional de Educação (2014) foram definidas 20 metas que determinam diretrizes, metas, ações e estratégias para a melhoria da educação básica. Na meta 11 ficou estabelecido que as matrículas para educação Profissional técnica, serão triplicadas na década de 20 do século XXI, saindo de 1.775.324 em 2016 para 5.224.584 milhões de matrículas até 2024. Diante desse cenário de ampliação das matriculas na educação profissional, inúmeros serão os desafios para a formação de profissionais para o mundo do trabalho com consciência e percepção de problemas filosóficos, sociológicos e questões sociais da sua realidade. A compreensão dos cenários políticos, econômicos, sociais do mundo do trabalho serão alguns dos desafios educação profissionalpt_BR
dc.format.extent1 arquivo (42 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleA ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Vianapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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