dc.contributor.advisor | Mocellin, Ronei Clécio, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Cristian Rafael Silva de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especializaçao em Filosofia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T19:41:05Z | |
dc.date.available | 2021-06-25T19:41:05Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56985 | |
dc.description | Orientador : Ronei Clécio Mocellin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especializaçao em Filosofia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio tendo como obra de referência a A filosofia a partir de seus problemas. Essa proposta tem como fundamento o ensino da filosofia a partir dos seus problemas. O autor escolhido para tal foi Hans Jonas e o problema filosófico que irá nortear o desenvolvimento foi o dualismo e suas implicações na compreensão do fenômeno da vida segundo Hans Jonas. O trajeto escolhido irá passar por três momentos em que o dualismo se apresentou, o primeiro foi o dualismo gnóstico, o segundo dualismo existencialista e o terceiro o dualismo científico
moderno e sua implicação na compreensão do fenômeno da vida. Após isso, a proposta do
ensino da filosofia no ensino médio será fundamentada na obra de Mario Ariel Gonzáles
Porta aplicado no pensamento filosófico de Hans Jonas. Sendo assim, a proposta central dessa monografia é uma possibilidade do ensino da filosofia para o ensino médio tendo como fundamento o problema filosófico. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (38 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dualismo | pt_BR |
dc.subject | Vida - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Hans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |