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dc.contributor.advisorBraga Junior, Antonio Djalma, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Valdinei Soares dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T15:56:59Z
dc.date.available2022-02-23T15:56:59Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56866
dc.descriptionOrientador: Prof. Drº Antônio Djalma Braga Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 35pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente trabalho é analisar que tipo de homem (cidadão) Platão almeja "formar" para viver em sua cidade ideal. A República constitui um projeto ambicioso de reforma da sociedade e do homem. A educação visa a formação de um homem virtuoso, justo. Mas a República é incompreensível se não se levar em conta a metafísica platônica. A formação da sociedade ideal visa também a formação de um homem ideal. Platão não está preocupado com o mundo em que vivemos, o mundo sensível. A existência no mundo sensível é um momento de passagem das almas por um mundo inferior, onde nada é verdadeiro. O projeto utópico de Platão tem uma estreita relação com o mundo transcendental das ideias, que está em uma outra dimensão. Esta relação afeta todo o projeto de reforma da sociedade. Ela precisa ser analisada, pois o aperfeiçoamento que Platão visa para os cidadãos da República se propõe a elevá-los para além do mundo sensível. A cosmologia platônica será abordada, pois é a alma, não as condições sociais dos membros da República, que importa. Platão até julga que algum sacrifício é necessário para a ascensão da alma ao mundo das ideias. A educação deste cidadão ocupa a parte central da utopia de Platão, pois ele pretende um aperfeiçoamento do homem em bases não somente racionais, como física também. Os filósofos assumem um papel fundamental neste projeto, pois serão os mestres e governantes desta República. Um projeto desta envergadura tem um custo político, social e afetivo tremendo para os membros da República. Este trabalho pretende analisar com os alunos como seria viver numa sociedade deste tipo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (36 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJustiça - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA formação do cidadão ideal na República de Platãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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