Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBraga Junior, Antonio Djalma, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorDomingues, Soraya Corrêa, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T14:19:45Z
dc.date.available2021-07-26T14:19:45Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56862
dc.descriptionOrientador: Antonio Djalma Braga Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pósgraduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de desenvolver aulas de Filosofia com base nos princípios da Educação Ambiental. Para construir este trabalho, foi necessário aprofundamento teórico sobre o tema e uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto de Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Paraná que articulou de modo interdisciplinar a Filosofia, Educação Física, Ciências e Geografia, e por fim a indicação das possibilidades para desenvolver aulas de Filosofia no Ensino Médio a partir de projeto Interdisciplinar sobre Bicicleta e a Educação Ambiental. O projeto da Bicicleta, como mobilidade urbana de baixo impacto ambiental nas aulas de Filosofia, proporcionou momentos de aprendizagem, nos quais os alunos e professores puderam construir seu conhecimento filosófico sobre problemáticas da vida cotidiana, e a partir destas problemática, pensar em novas ações sociais para uma vida mais equilibrada. Pode-se concluir que a Filosofia, se ensinada de modo a problematizar os eventos do cotidiano como conteúdo das aulas, favorece a formação crítica e reflexiva, fundamentado em argumentos lógicos, e consolidados em autores clássicos que trazem reflexões filosóficas sobre a temática da relação entre ser humano e meio ambientept_BR
dc.format.extent1 arquivo (44 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleA educação ambiental como possibilidade interdisciplinar para o ensino de filosofia no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples