dc.contributor.advisor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Garutti, Selson | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:21:59Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:21:59Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56861 | |
dc.description | Orientador: Celso de Moraes Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância , Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Pesquisa de caráter qualitativo e documental que tem como referencial teórico os conceitos formulados por Pierre Lévy (1993; 1995; 1996; 1998; 1999; 2003;) e Eli Pariser (2012). O objetivo deste estudo foi discutir, no campo da educação filosófica, a inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na vida do homem contemporâneo. Daí se concluiu que o acesso à tecnologia por si só não garante o desenvolvimento do pensamento reflexivo, podendo inclusive produzir o efeito contrário, na medida em que o sujeito fique circunscrito à bolha produzida pelos cookies que se alojaram no seu computador, personalização pela qual se cria um ciclo dependente em bolhas invisíveis, deixando-os atrelados a um canal direto com empresas variadas que mostram somente aquilo que lhes interessam, não produzindo diálogos com pontos de vistas diferentes e, menos ainda, opostos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (45 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Cibereducação : a Ágora eletrônica do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |