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dc.contributor.authorMachado, Evandro Josépt_BR
dc.contributor.otherLimonge, Maria Isabelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T14:07:35Z
dc.date.available2021-07-26T14:07:35Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56813
dc.descriptionOrientador: Profª. Dr. Maria Isabel Limongipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente texto, intitulado "A edificação do Estado Civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes", é fruto da conclusão do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio - Turma 2017, da Universidade Federal do Paraná – UFPR. O texto tem como proposta de trabalho uma aula de Filosofia Política, para a turma do Segundo Ano do Ensino Médio, a partir da reflexão conceitual do pensamento político de Thomas Hobbes. A ideia inicial é partir da problematização real e cotidiana dos estudantes, pedindo para que eles apontem como seria uma comunidade humana na ausência do poder comum. Depois disso, demonstrar a imperiosa necessidade de existir um poder comum e soberano a todos os particulares, para que os contenha e os delimite em suas liberdades individuais; tomando como base o pensamento político de Thomas Hobbes. O texto está dividido em duas partes: Na primeira parte será apresentada a condição natural do homem e a necessidade de pactuar e, como efeito, o problema da liberdade no Estado Civil, de modo que o Estado Civil é compreendido como um artifício para paralisar o combate geral entre os indivíduos. Além do mais, far-se-á um paralelo como a noção de Estado de John Locke. Na segunda parte, com o título de encaminhamentos metodológicos, a pretensão é apresentar como o Ensino de Filosofia, por uma Educação Menor, pode angariar resultados satisfatórios e, por fim, a proposta de Aula: Filosofia Política: A Origem do Estado Civil em Thomas Hobbespt_BR
dc.format.extent1 arquivo (42 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA edificação do estado civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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