dc.contributor.advisor | Wiviurka, Eduardo Seino, 1987- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Dieine da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-23T18:43:48Z | |
dc.date.available | 2022-02-23T18:43:48Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56811 | |
dc.description | Orientador: Profº Drº Eduardo Seino Wiviurka. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 27-28 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas na prática pedagógica em discussões de textos em questão de uma maneira rápida, sucinta e modernizada na contemporaneidade e como utilizá-las de maneira a não eximir-se da metodologia curricular pedagógica. Apresentou-se ferramentas digitais utilizadas em sala de aula, enfatizando as tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem, apresentando uma análise sobre a utilização do computador na educação e identificando esta ferramenta como sendo de grande valia na construção do conhecimento de um processo de aprendizagem diferenciada e diversificada em sala de aula. O uso das TI's foi analisada de acordo com teorias da educação, assim como importância da utilização das TI's na educação. Refletindo na globalização, nas habilidades ligados a área da tecnologia, um fator de grande importância, partindo da ideia que a mesma produz equipamentos de alta qualidade e baixo custo, a presença da tecnologia deve servir para o enriquecimento do ambiente educacional, propiciando a construção do conhecimento por meio de uma atuação ativa e crítica por parte de alunos e professores. A incorporação de novas tecnologias só terá sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A implantação das TI's se relaciona com vários pontos, pois o professor deixa de ser um transmissor desse conhecimento e passa ser um mediador na formação do conhecimento do aluno, através da busca de informação. A partir de pesquisas bibliográficas, discute-se aqui, as novas exigências educacionais advindas da revolução tecnológica e a utilização desses benefícios ao entendimento e facilitador das aulas de filosofia e a maneira como tais exigências se refletem nos ambientes educacionais e se aplicam no dia-a-dia da educação, exigindo do professor novas habilidades e conhecimentos que o habilitem a atuar como mediador na evolução do conhecimento na era da tecnologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (29 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |