Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPreste, Susane dos Santospt_BR
dc.contributor.otherSchlemmer, Cris Betina, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T18:47:51Z
dc.date.available2021-11-25T18:47:51Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56728
dc.descriptionOrientador : Cris Betina Schlemmerpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 16-17pt_BR
dc.description.abstractResumo : O mundo está em constante evolução e se pararmos para observar o quanto a humanidade cria, adquire e investe em tecnologia, percebem-se muitas mudanças e avanços que não param e continuam a evoluir. As crianças já nascem neste mundo que é tecnológico e as práticas realizadas nos espaços educativos buscam conectar conhecimentos e experiências das crianças articulando-os nas práticas cotidianas. A criança é protagonista na construção de seus conhecimentos sobre o mundo e precisa ser vista como tal. O presente artigo apresenta as artes visuais para bebês: novas possibilidades, visando à valorização das mídias no ensino da linguagem visual e a contribuição das artes visuais para o desenvolvimento infantil. Sendo a educação infantil a primeira etapa da educação básica, é essencial que as crianças tenham acesso à arte visual, constatada a importância dos primeiros anos de vida na formação do ser humano. A pesquisa foi realizada entre os meses de Setembro e Outubro de 2017, no Centro Municipal de Educação Infantil Campo Alto, na cidade de Curitiba, Paraná e iniciou com o planejamento de uma sequência didática, que contempla três etapas de aproximadamente 15 minutos, destinada Berçário II, envolvendo o eixo temático "Artes Visuais". Como metodologia optou-se pela utilização de uma pesquisa-ação e para a coleta de dados utilizou-se a técnica de observação participante. A partir da análise dos resultados, conclui-se que a integração de diferentes mídias no projeto desenvolvido foi de grande importância e permitiram perceber que um olhar mais voltado às artes visuais torna o professor responsável pelas novas possibilidades de ensino e aprendizagem das artes. Já os dados obtidos com as experimentações feitas pelas crianças agregaram a pesquisa um dado essencial demonstra que a criança tem um desejo natural de criar e que quanto mais estimuladas mais fantasiam, apreciam e aprendem a gostar e a produzir arte, mesmo sendo ainda bebês.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (17 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleArtes visuais para bebês : novas possibilidadespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples