• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Artes visuais para bebês : novas possibilidades

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SUSANE DOS SANTOS PRESTE.pdf (487.0Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Preste, Susane dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O mundo está em constante evolução e se pararmos para observar o quanto a humanidade cria, adquire e investe em tecnologia, percebem-se muitas mudanças e avanços que não param e continuam a evoluir. As crianças já nascem neste mundo que é tecnológico e as práticas realizadas nos espaços educativos buscam conectar conhecimentos e experiências das crianças articulando-os nas práticas cotidianas. A criança é protagonista na construção de seus conhecimentos sobre o mundo e precisa ser vista como tal. O presente artigo apresenta as artes visuais para bebês: novas possibilidades, visando à valorização das mídias no ensino da linguagem visual e a contribuição das artes visuais para o desenvolvimento infantil. Sendo a educação infantil a primeira etapa da educação básica, é essencial que as crianças tenham acesso à arte visual, constatada a importância dos primeiros anos de vida na formação do ser humano. A pesquisa foi realizada entre os meses de Setembro e Outubro de 2017, no Centro Municipal de Educação Infantil Campo Alto, na cidade de Curitiba, Paraná e iniciou com o planejamento de uma sequência didática, que contempla três etapas de aproximadamente 15 minutos, destinada Berçário II, envolvendo o eixo temático "Artes Visuais". Como metodologia optou-se pela utilização de uma pesquisa-ação e para a coleta de dados utilizou-se a técnica de observação participante. A partir da análise dos resultados, conclui-se que a integração de diferentes mídias no projeto desenvolvido foi de grande importância e permitiram perceber que um olhar mais voltado às artes visuais torna o professor responsável pelas novas possibilidades de ensino e aprendizagem das artes. Já os dados obtidos com as experimentações feitas pelas crianças agregaram a pesquisa um dado essencial demonstra que a criança tem um desejo natural de criar e que quanto mais estimuladas mais fantasiam, apreciam e aprendem a gostar e a produzir arte, mesmo sendo ainda bebês.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56728
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV