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dc.contributor.otherFarias, Luiz Rogério, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.creatorOliveira, Lucineia Fernandes de Matospt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T18:04:20Z
dc.date.available2025-02-18T18:04:20Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56480
dc.descriptionOrientador : Luiz Rogério Fariaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel da área de Controle de Gestão relacionado às ações da área de Marketing, buscando identificar e delimitar as responsabilidades de cada uma dessas áreas, trazendo a importância de alguns aspectos organizacionais tais como a estrutura, a definição e o alinhamento dos objetivos estratégicos além da relevância da comunicação efetiva entre as áreas. Ao longo da pesquisa buscou-se expor os desafios tanto da área de Controle de Gestão quanto da área de Marketing apresentando a relação e a interligação de ambas as áreas com os objetivos estratégicos da organização buscando sempre os interesses globais em detrimento de interesses individuais. Para a exploração do tema que é atemporal e do convívio dos profissionais que atuam nessas áreas, foi realizada pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar as atribuições de cada uma dessas áreas, bem como seus interesses e obrigações. Utilizou-se ainda na argumentação, a experiência do pesquisador com relação às práticas comportamentais dos profissionais que atuam nas áreas alvo da pesquisa apresentando o cenário das telecomunicações para ilustrar e exemplificar contextos. Os resultados do estudo mostraram a relevância que tanto o Controle de Gestão quanto o Marketing representam para a sobrevivência e continuidade das organizações bem como a necessidade de que ambas as áreas tenham como foco principal os objetivos estratégicos comunicados de maneira eficaz, os quais dirão o rumo e o papel comportamental que cada área deve adotar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO papel do controle de gestão relacionado às ações do marketingpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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