O papel do controle de gestão relacionado às ações do marketing
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Oliveira, Lucineia Fernandes de Matos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo apresentar o papel da área de Controle de Gestão relacionado às ações da área de Marketing, buscando identificar e delimitar as responsabilidades de cada uma dessas áreas, trazendo a importância de alguns aspectos organizacionais tais como a estrutura, a definição e o alinhamento dos objetivos estratégicos além da relevância da comunicação efetiva entre as áreas. Ao longo da pesquisa buscou-se expor os desafios tanto da área de Controle de Gestão quanto da área de Marketing apresentando a relação e a interligação de ambas as áreas com os objetivos estratégicos da organização buscando sempre os interesses globais em detrimento de interesses individuais. Para a exploração do tema que é atemporal e do convívio dos profissionais que atuam nessas áreas, foi realizada pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar as atribuições de cada uma dessas áreas, bem como seus interesses e obrigações. Utilizou-se ainda na argumentação, a experiência do pesquisador com relação às práticas comportamentais dos profissionais que atuam nas áreas alvo da pesquisa apresentando o cenário das telecomunicações para ilustrar e exemplificar contextos. Os resultados do estudo mostraram a relevância que tanto o Controle de Gestão quanto o Marketing representam para a sobrevivência e continuidade das organizações bem como a necessidade de que ambas as áreas tenham como foco principal os objetivos estratégicos comunicados de maneira eficaz, os quais dirão o rumo e o papel comportamental que cada área deve adotar.
Collections
- Controladoria [514]