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dc.contributor.advisorMoosburger, Udo Baldurpt_BR
dc.contributor.authorLadeira, Karine Gomespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T12:56:00Z
dc.date.available2019-10-30T12:56:00Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56402
dc.descriptionOrientador : Udo Baldur Moosburgerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Emílio é considerado a obra mais importante de Rousseau, dela deriva sua tese de educação natural. A obra desagradou a sociedade europeia do século XVIII, por apresentar reflexões sobre a formação do homem, tratando a educação da criança como ferramenta principal e base para essa formação. Apesar de se tratar de uma obra conhecida e de importância significativa para os estudos de filosofia e educação, há no Emílio um assunto pouco abordado em estudos sobre Rousseau: a educação do corpo e dos sentidos. Considerando isto, resultado de um estudo dos dois primeiros capítulos do Emílio, este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do pensamento de Rousseau sobre a educação do corpo e dos sentidos durante a infância. Além disso, pretende-se com este trabalho contribuir para futuros estudos que tenham o intuito de partir da educação do corpo e dos sentidos para a elaboração de outras possíveis pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Emílio is considered the most important work of Rousseau, from it derives his thesis of natural education. The work displeased the European society of the eighteenth century, for presenting reflections on the formation of man, treating the education of the child as the main tool and basis for this formation. Although it is a work known and of significant importance for the studies of philosophy and education, there is in Emílio a subject little discussed in studies about Rousseau: the education of the body and the senses. Considering this, the result of a study of the first two chapters of the Emile, this work aims to contribute to the understanding of Rousseau's thinking about the education of the body and the senses during childhood. In addition, this work intends to contribute to future studies aimed at starting from the education of the body and the senses to the elaboration of other possible researches.pt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleA educação do corpo e dos sentidos no Emílio de Rousseaupt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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