O professor e os desafios na prática pedagógica na atualidade
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Korsun, Rosangela Assunção das Rosas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente artigo parte de algumas observações realizadas em três escolas da rede Municipal de Ensino de Matinhos. Nas quais o objetivo foi observar as interações verbais entre professor e aluno na sala de aula, as dificuldades enfrentadas pelo professor a lidar com os desafios do ensinar em tempos atuais e a resistência que este muitas vezes enfrenta de seus colegas docentes as novas práticas pedagógicas. Como referencial teórico para analise das interações foi empregado um questionário a categoria. Conclui se que na atuação do professor como mediador da construção de conhecimento em sala de aula é primordial possibilitar espaço para diálogo e clareza entre professores e suas secretarias, melhor capacitação aos professores e um olhar mais aprofundado a saúde mental destes, afim de que o resultado seja promover aprendizagens significativas aos alunos. Pois uma vez que a maneira que o professor lida com os alunos e expressa suas emoções, dê modo acolhedor ou não pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderá influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar.