dc.contributor.advisor | Andrade, Almir Carlos, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.author | Korsun, Rosangela Assunção das Rosas | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T22:22:25Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T22:22:25Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56382 | |
dc.description | Orientador : Almir Carlos Andrade | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar Setor de litoral Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo parte de algumas observações realizadas em três escolas da rede Municipal de Ensino de Matinhos. Nas quais o objetivo foi observar as interações verbais entre professor e aluno na sala de aula, as dificuldades enfrentadas pelo professor a lidar com os desafios do ensinar em tempos atuais e a resistência que este muitas vezes enfrenta de seus colegas docentes as novas práticas pedagógicas. Como referencial teórico para analise das interações foi empregado um questionário a categoria. Conclui se que na atuação do professor como mediador da construção de conhecimento em sala de aula é primordial possibilitar espaço para diálogo e clareza entre professores e suas secretarias, melhor capacitação aos professores e um olhar mais aprofundado a saúde mental destes, afim de que o resultado seja promover aprendizagens significativas aos alunos. Pois uma vez que a maneira que o professor lida com os alunos e expressa suas emoções, dê modo acolhedor ou não pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderá influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (22 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Familias com problemas | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.title | O professor e os desafios na prática pedagógica na atualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |