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dc.contributor.authorCabral, Leonardo Rochapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Lenir Maristelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T19:38:19Z
dc.date.available2020-05-28T19:38:19Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56352
dc.descriptionOrientador : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educaçãopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educaçãopt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Paranápt_BR
dc.titleAnalogia "Sobre Jequitibás e Eucaliptos" de Rubem Alves frente ao paradigma da educação e suas mudançaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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