dc.contributor.author | Cabral, Leonardo Rocha | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Lenir Maristela | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-28T19:38:19Z | |
dc.date.available | 2020-05-28T19:38:19Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56352 | |
dc.description | Orientador : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educação | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educação | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.title | Analogia "Sobre Jequitibás e Eucaliptos" de Rubem Alves frente ao paradigma da educação e suas mudanças | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |