• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Analogia "Sobre Jequitibás e Eucaliptos" de Rubem Alves frente ao paradigma da educação e suas mudanças

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LEONARDO ROCHA CABRAL.pdf (612.2Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Cabral, Leonardo Rocha
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo se move em direção a educação formal e hegemônica, que vem sendo questionada por muitos pensadores pela subjulgação a interesses políticos e econômicos na atual conjuntura global, assim refletindo a lógica do mercado de trabalho, sendo uma extensão da ideologia e da ordem capitalista. Junto a isto por meio de uma ruptura ao clássico e conservador a partir da iniciativa de alguns pensadores aparecem novas propostas e concepções teóricas e metodológicas que percorrem outros caminhos para efetivação da prática pedagógica, de forma a integrar o indivíduo ao mundo e estabelecer uma consciêcia mais crítica, humana e solidária, orientada por outras formas de abordar o conhecimento e ensino, para que este não seja apenas um espectador da realidade, assim construindo oportunidades para as condições de uma educação libertadora e consciente. O objetivo deste estudo foi tentar explicitar atraves da analogia do texto "Sobre Jequitibas e Eucaliptos" um pouco da importância da educação emancipatória, como propostas de educação contra hegemonica podem ser uma ajuda ao enfrentamento da transformação social e visualizar quem são os Jequibas e Eucaliptos dentro do paradigma da educação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56352
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV