dc.contributor.author | Tonietto, Marcos Rafael | pt_BR |
dc.contributor.other | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-20T12:39:23Z | |
dc.date.available | 2018-11-20T12:39:23Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56245 | |
dc.description | Orientadora: Professora Dra. Marynelma Camargo Garanhani | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/03/2018 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.141-150 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo buscou compreender como se caracteriza a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar com crianças pequenas. A abordagem teórica utilizada teve como ponto de partida estudos da Sociologia da Infância, os quais podem contribuir para a constituição de uma Pedagogia da Infância que se encontra em construção. Para a análise do conceito de prática pedagógica, foram utilizados os estudos de Charlot e Franco. Esses estudos foram discutidos de maneira articulada às pesquisas no campo da Educação Física, entre os quais destaco Sanchotene e Molina Neto; Molina Neto e Wittizorecki; Figueiredo, Ladeira e Darido; Garanhani e Nadolny; e Betti. Os procedimentos metodológicos tiveram como aporte teóricometodológico, para a apresentação do contexto de investigação, os estudos de André e Gatti, e foram organizados nas seguintes etapas: seleção dos sujeitos de pesquisa, realização de uma pergunta pedagógica, realização de entrevistas e desenvolvimento de um grupo focal. Os dados foram organizados alicerçados nos eixos propostos por Cunha, sendo: as relações que os professores estabelecem com o saber, com o ser e sentir, e com o fazer; e analisados à luz dos estudos de Charlot. Com base nas falas dos professores, foi possível identificar especificidades da prática pedagógica com crianças pequenas e saberes da prática pedagógica da Educação Física com elas. Da relação entre os temas, emergem os sentidos da prática pedagógica de professores de Educação Física que atuam com crianças pequenas, os quais expressam os saberes dos professores em três dimensões, a saber: os saberes sobre as crianças pequenas e as infâncias; os saberes da relação entre os sujeitos da prática pedagógica; a relação com saberes dos contextos sociais mais amplos. Palavras-chave: Prática pedagógica; Educação Física escolar, saberes, criança pequena. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research aims to understand how the pedagogical practice of physical education teachers of young children is characterized. The theoretical approach applied has the studies of the sociology of childhood as its starting point which can contribute to the constitution of a pedagogy of childhood - still under construction. For the analysis of the concept of pedagogical practice, the studies of Charlot and Franco are applied. These studies are discussed in an articulated way to the researches in the field of physical education, among which I highlight Sanchotene and Molina Neto; Molina Neto and Wittizorecki; Figueiredo, Ladeira and Darido; Garanhani and Nadolny; and Betti. The studies of André and Gatti are the basis for the theoretical and methodological procedures for the presentation of the research context, and they are organized in the following stages: selection of research subjects, pedagogical question, interviews and development of a focus group. The data are arranged based on the concepts proposed by Cunha: the relations established by teachers with the knowledge, with being and feeling, and with doing; and they are analyzed according to Charlot's studies. Based on the teachers' statements, it was possible to identify specificities of the knowledge and pedagogical practice with young children and of the pedagogical practice of physical education. From the relation between both themes, the meanings of the pedagogical practice of physical education teachers of young children emerge, which express the knowledge of teachers in three dimensions, namely: the knowledge about young children and childhood; the knowledge of the relationship between the subjects of the pedagogical practice; and the relation with knowledge of the broader social contexts. Keywords: Pedagogical practice; Physical education, knowledge, young children. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: Este estudio buscó comprender cómo se caracteriza la práctica pedagógica de profesores de Educación Física escolar con niños pequeños. El enfoque teórico utilizado tuvo como punto de partida estudios de la Sociología de la Infancia, los cuales pueden contribuir para la constitución de una Pedagogía de la Infancia que se encuentra en construcción. Para el análisis del concepto de práctica pedagógica, se utilizaron los estudios de Charlot y Franco. Estos estudios han sido discutidos de manera articulada a las investigaciones en el campo de la Educación Física, entre los cuales destaco Sanchotene y Molina Neto; Molina Neto y Wittizorecki; Figueiredo, Ladeira y Darido; Garanhani y Nadolny; y Betti. Los procedimientos metodológicos tuvieron como aporte teórico-metodológico, para la presentación del contexto de investigación, los estudios de André y Gatti, y se organizaron en las siguientes etapas: selección de los sujetos de investigación, realización de una pregunta pedagógica, realización de entrevistas y desarrollo de un grupo focal. Los datos fueron organizados basándose en los ejes propuestos por Cunha, siendo: las relaciones que los profesores establecen con el saber, con el ser y sentir, y con el hacer; y analizados a la luz de los estudios de Charlot. Con base en las palabras de los profesores, ha sido posible identificar especificidades de la práctica pedagógica con niños pequeños y saberes de la práctica pedagógica de la Educación Física con los niños pequeños. De la relación entre los temas, emergen los sentidos de la práctica pedagógica de profesores de Educación Física que actúan con niños pequeños, los cuales expresan los saberes de los profesores en tres dimensiones, a saber: los saberes sobre los niños pequeños y las infancias; los saberes de la relación entre los sujetos de la práctica pedagógica; la relación con saberes de los contextos sociales más amplios. Palabras clave: Práctica pedagógica; Educación Física escolar, saberes, niño pequeño. | pt_BR |
dc.format.extent | 163 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica para crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Esportes infantis | pt_BR |
dc.subject | Jogos infantis | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas de professores da educação física escolar com crianças pequenas : um estudo com egressos da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |