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dc.contributor.advisorFernandes, Adriana Sbicca, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorLobo, Rodrigo Maciel, 1989-pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-04T12:02:10Z
dc.date.available2024-11-04T12:02:10Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55951
dc.descriptionOrientador : Adriana Sbiccapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O grande volume de dados gerado por usuários tem se tornado um obstáculo, pois os paradigmas tradicionais de armazenamento e processamento não são mais adequados. Uma nova linha de modelos computacionais, algoritmos e componentes vem surgindo para atender esta necessidade. Transações econômicas estão, atualmente, dependentes de alguma forma de computação que consiga capturar dados das transações para que sejam manipulados e analisados. A estatística convencional e técnicas econométricas, como a regressão, funcionam muito bem, e com a chegada do que denominamos como a era do Big Data, na qual há desafios de analisar grandes quantidades de dados de forma rápida, estas técnicas podem ter seu potencial amplificado a partir de novas ferramentas que permitem a leitura de grandes bases de dados. A partir disto, é possível identificar como os conceitos dados ao Big Data permitem novas possibilidades, antes limitadas em função de peças de hardware para armazenamento de dados, abrangência da internet móvel, ferramentas analíticas para grandes conjuntos de dados, e como estes têm fornecido verdadeiros insights à chamada Business Intelligence (BI), uma economia de negócios ampliada a partir da gerência dos dados. Neste trabalho serão apresentadas e exploradas estruturas que fundamentam o tema de Big Data. Serão ilustrados três estudos de caso utilizando-se da mineração de dados para a análise preditiva. O primeiro caso busca exemplificar uma forma de explorar os dados a partir de técnicas estatísticas, no caso a classificação, como forma de identificar possíveis novos clientes para adesão ao cartão fidelidade de uma empresa de comércio varejista realizando a análise de dados históricos com características de clientes que já aderiram. O segundo caso demonstra a utilização de dados históricos do Poduto Interno Bruto (PIB) do Brasil com o intuito de demonstrar tecnicamente o desenvolvimento de uma análise preditiva a partir do uso da regressão com o suporte de ferramentas para uso de Big Data. O terceiro caso busca, de forma hipotética, exemplificar uma das aplicações mais realizadas quando tratamos de Big Data, unir duas (ou mais) fontes de dados distintas com o intuito de prevenir o vírus Zika em determinada região aliado à informação de nível de faixa de renda que o mesmo pode estar se proliferando. Isto será feito utilizando a captura de dados da internet em tempo real e dados do setor censitário disponibilizados pelo IBGE, alinhando estes dois conjuntos de dados para transformá-los em uma ação de análise preditiva.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectPrevisãopt_BR
dc.subjectEstatistica - Análisept_BR
dc.titleO uso de grande volume e variedade de informações - Big Datapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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