• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A presença do negro nas produções visuais escolares : estudo de caso em escolas curitibanas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SILVANA MENDES SCHUINDT.pdf (728.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Schuindt, Silvana Mendes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Durante minha formação acadêmica de Magistério e Pedagogia, cursei inúmeras disciplinas que contribuíram para o exercício de minha profissão, mas nenhuma discutiu a influência ideológica que uma imagem ou cartaz possui no contexto escolar. Nunca houve discussão sobre como essas imagens reforçam estereótipos, sustentam relações de desigualdade social, racial ou de gênero e do quanto as mesmas reproduzem relações de dominação. Logo a presente pesquisa visa analisar como as imagens do negro estão representadas nos espaços escolares de três escolas da rede municipal de Curitiba/PR, especialmente nos cartazes que são expostos nas paredes de salas de aula ou pátios, observando as ideias e valores que essas imagens passam em relação às relações raciais. Observamos como as escolas são decoradas e se essas imagens refletem na formação da identidade e construção de autoimagem positiva dos estudantes negros. Detectamos quais imagens (negros e brancos) predominam na decoração de paredes e murais, analisamos a variedade de imagens e se estas reforçam a ideia de estereótipos ou inferiorização do negro. A imagem é um meio de comunicação e mesmo as crianças iletradas são capazes e interpretá-las e internalizá-las, formando uma memória simbólica e iconográfica acerca do ambiente em que estão inseridas. A efetivação da Lei 10.639/03, no interior da escola visa em um dos seus aspectos a valorização e resgate da cultura negra, buscando uma pedagogia de aumento da autoestima; e o uso de determinadas imagens podem influenciar diretamente neste princípio. Concluímos que o fazer pedagógico precisa ter um olhar voltado para as diferenças individuais e uma sensibilidade para detectar situações constrangedoras entre os estudantes; a partir da exigência da lei é necessário estudo e reflexão sobre o tema para evitar equívocos ou idealizações. Por isso ao elaborar um cartaz ou mesmo receber esse material pronto, advindo do anexo de um livro didático, é necessário que os professores não tenham apenas um olhar meramente estético, mas um olhar apurado sobre as ideias veiculadas no mesmo, pois o racismo está no plano das ideias e se concretiza no uso de imagens estereotipadas. Constatamos que especialmente nas imagens que são produzidas por empresas contratadas para elaboração de cartazes pedagógicos, o negro aparece sempre em segundo plano, são sub-representados, produzindo assim a reprodução do preconceito racial junto ao alunado.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55902
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV