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dc.contributor.advisorMoosburger, Udo Baldurpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Leviston dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T19:40:21Z
dc.date.available2019-11-11T19:40:21Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55856
dc.descriptionOrientador : Udo Baldur Moosburgerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola como instituição formadora, traz consigo, indivíduos inseridos no tempo e na história em suas subjetividades. Seres singulares que observam o mundo e o compreendem a partir da sua racionalidade e dos métodos criados para buscar pelo conhecimento. A razão é o que nos distingue de outras espécies, é através dela, que dominamos a nossa selvageria, desenvolvemos a autocrítica, examinamos a realidade, aceitamos ou rejeitamos um argumento, questionamos crenças, declarações e proposições que não se sujeitam ao rigor de uma lógica estruturada. Neste trabalho, propomos que estas capacidades sejam desenvolvidas através de uma estrutura racional baseada no método científico. Através dele, o sujeito poderá ser capaz de desenvolver uma estrutura cognitiva de pensamento lógico e estruturado, ter autonomia no pensar e ser capaz de verificar de forma independente, se tudo aquilo que se diz, lê ou ouve tem coerência com os fatos. Espera-se, que a partir de uma prática pedagógica voltada mais à formação de uma estrutura de pensamento, e menos de um conjunto de conhecimento estabelecido, o educando alcançe uma mente mais racional, capaz de etender conceitos, questionar a realidade e transformar a sociedade pelo conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The school as a formation institution involves individuals, who are subjects inserted in time and history in their subjectivities. Unique beings who observe the world and understand it from its rationality and the methods created to search for knowledge. Reason is what distinguishes us from other species, it is through it that we dominate our savagery, develop self-criticism, examine reality, accept or reject an argument, question beliefs, statements, and propositions that are not subject to the rigor of a logic structured. In this paper, we propose that these capacities be developed through a rational structure based on the scientific method. Through it, the subject may be able to develop a logical and structured cognitive structure of thought, have autonomy in thinking and be able to independently verify whether all that is said, read or heard is consistent with the facts. It is hoped that from a pedagogical practice geared more to the formation of a structure of thought, and less of an established set of knowledge, the learner reaches a more rational mind, capable of creating concepts, questioning reality and transforming society by knowledge.pt_BR
dc.format.extent37 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem cognitivapt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.titleO método científico como base de ensino para o desenvolvimento do pensamento racionalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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