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dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSilveira, André Bakker dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T20:32:57Z
dc.date.available2019-11-11T20:32:57Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55850
dc.descriptionOrientador : Celso de Moraes Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem o objetivo de reunir, apontar e comentar as principais pesquisas feitas no Brasil sobre as conexões entre a obra de John Rawls e a educação. Considerando a importância do autor para a filosofia política contemporânea, bem como a complexidade de seus escritos, busca-se facilitar o acesso de nova(o)s pesquisadora(e)s ao tema. Rawls não se preocupou, especificamente, em definir uma teoria pedagógica, entretanto, sua teoria de justiça mostra-se dependente de uma adequada formação moral dos indivíduos que compõem a sociedade teorizada por ele. Destarte, esta monografia consiste na análise de referências bibliográficas produzidas por pesquisadores brasileiros entre 2002 e 2017, e que tenham tratado de descrever, exclusivamente, uma teoria formativa em Rawls ou uma relação clara entre sua obra e a educação. A título de didatismo, esta pesquisa foi dividida em três partes, nomeadamente, uma introdução à teoria da justiça de Rawls, um olhar sobre uma possível pedagogia da justiça e suas bases, e a apresentação de outras questões relacionadas à educação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to gather and comment on the main studies on the connections between John Rawls'work and education written in Brazil. Considering the author's importance for contemporary political philosophy, as well as the complexity of his writings, this paper intends to enable the access to the subject by new researchers. Rawls did not intend to define a pedagogical theory. Nevertheless, his theory of justice is dependent on the individuals that compose the society theorised by him receiving an adequate moral education. Hence, this study analyses the literature produced by Brazilian researchers between 2002 and 2017 that has attempted to exclusively describe a theory of education in Rawls or to draw a clear relation between his work and education. To add clarity, this review was divided into three parts: an introduction to Rawls' theory of justice, a vision of a possible pedagogy of justice and its foundations, and the presentation of other issues related to education.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia - Ciencia politicapt_BR
dc.titlePedagogia da justiça : uma revisão da literatura brasileira sobre a educação na obra de John Rawlspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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