Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSanches, Emilia Christie Picellipt_BR
dc.contributor.otherMacedo, Claudia Mara Scudelari dept_BR
dc.contributor.otherBueno, Julianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-17T18:29:40Z
dc.date.available2019-06-17T18:29:40Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55667
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Cláudia Mara Scudelari de Macedopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Juliana Buenopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 145-150pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é fundamental. Para tanto, para serem acessíveis de fato, estes objetos de aprendizagem devem apresentar seu conteúdo de acordo com princípios e recomendações de acessibilidade. Uma imagem tátil se caracteriza como um objeto de aprendizagem e uma forma de transformá-la em acessível ao público cego é por meio da percepção tátil. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo de tradução de imagens estáticas bidimensionais, existentes em objetos de aprendizagem, em imagens táteis tridimensionais, para utilização da impressão 3D como recurso produtivo, para que se tornem acessíveis aos cegos. Para que o objetivo fosse alcançado, o método proposto é caracterizado como sendo de natureza aplicada, objetivo descritivo e abordagem qualitativa, e foi dividido em 4 fases de execução: modelo de tradução, tradução tátil e impressão 3D, testes com usuários cegos, e cruzamento e análise dos dados. Como resultado, visou-se contribuir com o campo da acessibilidade educacional, apresentando requisitos de produção das imagens táteis através da impressão 3D. Palavras-chave: acessibilidade. objetos de aprendizagem. imagens táteis. impressão 3D.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: On the Education field, there is a need of research that allow didactic resources to become accessible to blind people. In this scope, the study of learning objects towards this public is fundamental. Therefore, to be actually accessible, these learning objects should present themselves accordingly to the principles and recommendations of accessibility. A tactile image is caracterized as a learning object and a way of trasform it to be accessible to the blind public is through the tactile perception. Therefore, this research aims to propose a translation model of these two-dimensional static images, from learning objects, into three-dimensional tactile images, utilizing 3D printing as a manufacturing tool, to be accessible for the blind. To reach this objective, the proposed method is characterized as being of applied nature, descriptive purpose and qualitative approach. It was divided into 4 execution phases: translating model, tactile translation and 3D printing, tests with blind users, and data crossing and analysis. Thus, it is intended to contribute with the accessibility in education, presenting requirements to produce tactile images through 3D printing. Keywords: accessibility. learning objects. tactile images. 3D printing.pt_BR
dc.format.extent193 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectXpt_BR
dc.subjectDesign - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleModelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples