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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.creatorZonta, Elcio Luizpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-08T18:23:00Z
dc.date.available2024-05-08T18:23:00Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55651
dc.descriptionOrientador: Pedro Steinerpt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente é muito importante a percepção do cliente e da sociedade quanto à obtenção de produtos e /ou serviços que contenham qualidade, atrelados à posição das organizações no que tange ao meio ambiente. Por sua vez, para a organização é fundamental reconhecer que o atendimento a questões ambientais lhe traz competitividade, advinda de inovações tecnológicas que atualmente surgem a todo o momento, sem necessariamente implicar em aumento de custos de produtos e / ou serviços. No entanto, de acordo com o resultado da enquete realizada, nota-se que ainda há uma parcela da sociedade que está aquém desta percepção, o que pode ser considerado um caso de carência de informação e conscientização em virtude do nível educacional deficiente que em longo prazo pode ser suprida através de uma educação mais completa. A questão ambiental hoje e considerada um desafio a ser vencido por todos, a sociedade, empresas, governo. Diante desta situação as empresas assumem uma importância fundamental para equilibrar o conflito existente entre o progresso econômico e o equilíbrio ecológico do planeta. Por este motivo a importância que o marketing verde faça parte da política estratégica de uma organização como fator crítico de sucesso, descrevendo elementos fundamentais à competitividade que envolvem a gestão ambiental, a preocupação com a sustentabilidade, bem como o processo produtivo adequado a normas ambientais, uso racional de energia e suprimentos, e o controle ambiental industrial - ISO 14000. Em termos gerais a busca da qualidade e da melhoria contínua na gestão empresarial, está associada a novos estilos de gerenciar e promover mudanças, que tem como escopo o combate ao desperdício e a conservação dos recursos naturais, além do atendimento das expectativas dos clientes, entre elas o marketing verde (ecologicamente correto). Mudanças culturais dos consumidores e do mercado, bem como aspectos legais, têm provocado comprometimento de empresas em lançar produtos ecologicamente corretos, que sejam reconhecidos, valorizados, desejados e respeitados pelos consumidorespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing ecológicopt_BR
dc.titleEcomarketing : vantagem competitivapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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