dc.contributor.author | Marcondes, Janilce Andrade da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Cruz, Fabiana Thomé da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:22:11Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T12:22:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/55585 | |
dc.description | Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esse artigo é o resultado de uma preocupação que nasce de acompanhar o trabalho pedagógico dos professores no cotidiano da escola pública. Percebe-se nesse contexto a dificuldade de rever práticas consolidadas, inovar e ter uma olhar mais reflexivo sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para viabilizar esse outro olhar, o professor precisa ter a oportunidade de frequentar programas de formação continuada de qualidade, como os desenvolvidos em parceria com as universidades públicas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma dessas iniciativas que está trazendo bons resultados. Trabalhando com jogos e problematização através do jogo, leitura deleite, literatura e alfabetização a partir dos textos, um trabalho contextualizado e com significado, vem mostrando que é possível tornar o aprendizado uma atividade lúdica e prazerosa para a criança e para o docente. Em que pesem críticas à forma como foi implementado, com a priorização de determinados grupos de professores, em detrimento de outros, é sem dúvida uma iniciativa de valorização da formação do professor em exercício na rede pública de ensino e, por conseguinte, um investimento concreto na melhoria da qualidade do ensino público. O artigo faz uma breve retrospectiva sobre as reformas educacionais e sua repercussão para o trabalho docente, e propõe a reflexão sobre alguns planos de formação continuada para professores que estão em andamento, com destaque para o PNAIC. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |