• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da formação continuada para os professores, reflexões sobre o PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JANILCE ANDRADE DA SILVA MARCONDES.pdf (760.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Marcondes, Janilce Andrade da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esse artigo é o resultado de uma preocupação que nasce de acompanhar o trabalho pedagógico dos professores no cotidiano da escola pública. Percebe-se nesse contexto a dificuldade de rever práticas consolidadas, inovar e ter uma olhar mais reflexivo sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula. Para viabilizar esse outro olhar, o professor precisa ter a oportunidade de frequentar programas de formação continuada de qualidade, como os desenvolvidos em parceria com as universidades públicas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma dessas iniciativas que está trazendo bons resultados. Trabalhando com jogos e problematização através do jogo, leitura deleite, literatura e alfabetização a partir dos textos, um trabalho contextualizado e com significado, vem mostrando que é possível tornar o aprendizado uma atividade lúdica e prazerosa para a criança e para o docente. Em que pesem críticas à forma como foi implementado, com a priorização de determinados grupos de professores, em detrimento de outros, é sem dúvida uma iniciativa de valorização da formação do professor em exercício na rede pública de ensino e, por conseguinte, um investimento concreto na melhoria da qualidade do ensino público. O artigo faz uma breve retrospectiva sobre as reformas educacionais e sua repercussão para o trabalho docente, e propõe a reflexão sobre alguns planos de formação continuada para professores que estão em andamento, com destaque para o PNAIC.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/55585
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV